Fruta exótica: Nêspera

A Nêspera também é conhecida como ameixa-amarela, a sua casca vai do amarelo ao laranja. A polpa, entre o branco e o amarelo. É uma fruta firme, aromática e um pouco ácida.

 Gente, e além de ser suuper saborosa, essa frutinha tem muitos benefícios:

* Colabora com o emagrecimento: por ser rica em fibras e água proporciona saciedade e controla a fome por mais tempo. É uma excelente opção para os lanches entre as refeições!
* Pode ajudar no controle de doenças respiratórias: pois possui uma substância chamada triterpeno, que atua na formação de óxido nítrico e pode ajudar no controle de bronquite, rinite e sinusite.
* Combate a retenção de líquidos: é rica em água (que estimula os rins a eliminar os líquidos retidos) e em potássio, que está relacionado ao equilíbrio hídrico do corpo.

Segue uma receitinha fácil com nêsperas:

BOLO DE NÊSPERAS
Ingredientes:
- 24 nêsperas maduras
- 250g de farinha de trigo
- 4 ovos
- 150g de açúcar amarelo
- 4 colheres de sopa de manteiga amolecida
- 2 colheres de sopa de leite
- 1 colher de chá de fermento
- 3 colheres de açúcar amarelo para polvilhar

Modo de preparo: Descasque as nêsperas, corte-as ao meio, retire os caroços e reserve. Bata os ovos com o açúcar e a manteiga, adicione farinha, o fermento e o leite e misture. Por último adicione as nêsperas. Unte uma forma de bolo inglês com manteiga e polvilhe farinha, adicione a massa e por cime polvilhe as 3 colheres de açúcar amarelo. Leve ao forno médio cerca de 45min.

Bolo de nêspera com cacau

Fontes: Revista Viva Saúde, Livro Ingredientes, Blog Delícias e Companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário